Sertão Game Jam

(this page is in portuguese only, we’ll publish an english version soon)

sertao-game-jam

UPDATE 01: Inscritos Sertão Game Jam, fevereiro 2013

Sertão Game Jam é uma oficina permanente de desenvolvimento de jogos organizada e mantida pela Sertão Games. Desenvolvedores e interessados em jogos da comunidade local são convidados a formar equipes para criar seus próprios jogos. Para ajudar os participantes a realizar seus objetivos, a Sertão Games fará workshops nos mais diversos tópicos ligados a criação de jogos, tais como Arte 2D e 3D, game design, programação e inteligência artificial. Abordaremos o uso das seguintes ferramentas, entre outras:

Google App Engine  Blender easelJS Unity 3d

Os jogos criados durante a oficina são de propriedade e responsabilidade dos próprios participantes. A Sertão Games está interessada em fomentar o desenvolvimento de iniciativas de criação de jogos no nosso estado. Cada oficina Sertão Game Jam será realizada para uma turma de 12 a 16 pessoas, e terá duração de cinco (5) semanas.

A turma inaugural terá início no sábado, dia 23 de fevereiro, e se encerrará dia 23 de março de 2013. As inscrições para essa turma estão ESGOTADAS, mas possivelmente iremos transmitir os workshops através de live-streaming. Divulgaremos mais informações nos próximos dias através de nossa fanpage.

Segue uma lista (sempre atualizada) de perguntas e respostas sobre o evento:

Q1 – Quem pode participar?

Qualquer pessoa interessada em desenvolvimento de jogos. É importante que pessoas com diferentes backgrounds participem, como programadores, escritores e artistas. Entretanto, como não há tempo hábil para ensinar conhecimentos básicos, é importante que você já traga alguma habilidade para somar aos demais componentes do seu grupo.

Para os que são programadores, as oficinas irão abordar técnicas e ferramentas úteis no desenvolvimento de jogos (mas é importante que você já saiba programar). Para os artistas, serão mostradas técnicas práticas que auxiliam a organizar e criar grandes quantidades de personagens e cenários, além de discutir os detalhes de nível de acabamento exigido em jogos (é interessante que artistas já saibam trabalhar com Illustrator, photoshop, Blender, 3DS, ou ferramentas similares).

Q2 – Quais workshops que serão realizados?

1ª semana: Idéias, game design, marketing e mercado (todos)

2ª semana: Desenho vetorial 2D de personagens e cenários (interessados em game-art) e Programação 2D HTML5 com javascript (programadores)

3ª semana: Modelagem e animação 3D (game-art) e Programação 3D (Unity)

4ª semana: Programação de servidores (Google App Engine)

5ª semana: apresentação dos projetos dos participantes

Q3 – Como serão esses workshops?

Cada workshop será composto das seguintes atividades:

  • uma apresentação do ministrante;
  • atividades práticas para participantes;
  • atividades para casa, aplicação ao projeto

O horário dos workshops será decido com base na preferência da maioria dos inscritos, podendo ser pela manhã ou pela tarde, sempre aos sábados. Cada workshop terá duração de até 4h, sendo que os de game-art e de programação ocorrerão simultaneamente, os grupos sendo divididos durante essas atividades.

Q4 – Quero participar com um grupo de amigos, é possível?

Sim, é possível e recomendado. Sugerimos que sejam formados grupos com pelo menos uma pessoa capacitada em programação e uma bem versada em desenho. Criar um jogo do início ao fim é bastante trabalhoso, e as diversas atividades envolvidas tornam praticamente impossível que isso seja realizado sozinho.

Q5 – Como faço para me inscrever?

Inscrições atualmente esgotadas. Aguarde mais informações sobre o live-streaming dos workshops. Os já inscritos serão contactados, e caso sejam abertas novas vagas presenciais, divulgaremos uma nova rodada de inscrições.

Q6 – O que acontece com os jogos desenvolvidos na oficina?

Os produtos desenvolvidos são de propriedade e responsabilidade da equipe desenvolvedora. A Sertão Games apenas pedirá que os participantes assinem um termo permitindo o uso das imagens das equipes e dos produtos gerados como material de divulgação da oficina.

Sugerimos que as equipes ‘mirem alto’ e aproveitem a oficina para criar, ou pelo menos prototipar, uma idéia interessante e com grande potencial. A idéia é que cada grupo publique seu jogo.

QX – Tenho outras dúvidas, como posso entrar em contato?

O nosso site possui uma página de contato. Procuramos responder as dúvidas o quanto antes. Dúvidas frequentes serão atualizadas nessa página.

One thought on “Sertão Game Jam

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s